O trabalho de segurança do paciente realizado pelo Hospital Rio Doce recebeu reconhecimento nacional. A instituição alcançou 81% de conformidade, classificado como Alta Conformidade, na avaliação das práticas de segurança do paciente, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e coordenada pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina.
A diretora administrativa da instituição, Fatima Biancardi, destacou o trabalho feito na unidade hospitalar. “Este reconhecimento é resultado de um trabalho de qualidade no atendimento dos nossos pacientes e só confirma ainda mais o compromisso do hospital em promover a cultura da segurança por meio das boas práticas nos serviços ofertados à população. É um mérito de toda equipe do hospital. Já tivemos um ótimo resultado, mas podemos e vamos melhorar cada dia mais”, frisou.
A enfermeira do gerenciamento de riscos do hospital, Bruna Lima, explicou que as metas de segurança são preconizadas pela Anvisa. “Com o intuito de oferecer um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais, trabalhamos diariamente com as seis metas de segurança do paciente, sendo elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; cirurgia segura; medicação segura; higienização das mãos e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde; e prevenção de quedas e de lesão por pressão”, citou.
A avaliação das práticas de segurança do paciente foi realizada com os profissionais do hospital em 2022, referente as práticas seguras do ano de 2021.