O Hospital Rio Doce, em Linhares, está preparado para atuar em casos de acidentes e catástrofes com múltiplas vítimas. A instituição conta com um Plano de Contingência específico para essas situações e, assim, consegue agir de forma ágil e efetiva no salvamento de vidas. Na noite desta quarta-feira, o Plano de Contingência de Múltiplas Vítimas precisou ser acionado devido a um acidente ocorrido na BR-101, em Bebedouro, entre dois ônibus e um carro, onde seis vítimas foram encaminhadas para o Hospital Rio Doce. A equipe acionou o plano e, em menos de três horas, os pacientes receberam o atendimento completo.
O coordenador médico da Sala de Estabilização do Hospital Rio Doce, Wesley Alvares de Oliveira, explicou sobre o acionamento do Plano de Contingência: “A Eco nos informou que levaria cinco vítimas do acidente automobilístico para o nosso hospital e, imediatamente, acionamos o plano. Tanto os profissionais da assistência quanto do administrativo têm o seu papel já definido para o atendimento de múltiplas vítimas, e tudo foi executado de forma efetiva e ágil. Em menos de três horas, toda a conduta médica foi realizada, e retomamos a normalidade do atendimento hospitalar”, ressaltou.
A enfermeira coordenadora da Sala de Estabilização, Paula Belisario, frisou a importância do plano: “Nosso objetivo é preservar vidas, reduzir o sofrimento do maior número de pacientes possível e retomar o funcionamento normal do hospital na assistência aos demais pacientes. Com o plano, toda a equipe estava preparada para agir e realizamos um atendimento de excelência”, destacou.
Simulado
O Hospital Rio Doce realizou, no mês de maio deste ano, o Simulado de Atendimento Real a Múltiplas Vítimas e Catástrofes. A ação movimentou o centro da cidade com um cenário de acidente automobilístico e diversos profissionais, que trabalharam de forma integrada e séria, levando a situação o mais próximo da realidade para promover um treinamento efetivo no salvamento de vidas.
O momento foi realizado em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, ECO-101, Polícia Rodoviária Federal, secretarias municipais de Segurança e de Saúde, Avante Social e Cetec. E contou com a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de profissionais dos setores assistenciais e administrativos do hospital.
O objetivo do simulado foi treinar os profissionais para que, em caso de acidente com múltiplas vítimas, o atendimento fosse realizado de forma ágil e segura. Após o simulado, esta foi a primeira vez que o Plano de Contingência precisou ser acionado.
Paola Nali (Assessora de Comunicação)