Ensino e pesquisa

Centro de Estudos FBRD

A Fundação Beneficente Rio Doce compreende que profissionais de Saúde com comprometimento e profissionalismo, que buscam o aperfeiçoamento das competências técnico-gerenciais de maneira responsável, são um dos pilares para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos aos nossos clientes, tendo assim como meta a excelência e o cuidado com a Vida Humana.

Desde 2018, contamos com o Centro de Estudos FBRD criado com o intuito de proporcionar acesso e de fomentar o estudo e a pesquisa local de maneira sistematizada. Reconhecido pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, o Centro de Estudos credencia o Hospital Rio Doce como um Hospital de Ensino, apto a ofertar Programas de Residências em Saúde.

As Residências Médica e em Área Profissional da Saúde têm como objetivo a formação de profissionais de saúde em sua integralidade, tal fato também contribui no cumprimento da missão de nosso Hospital, além de promover o aperfeiçoamento e a qualificação dos serviços do HRD.

Atualmente, a Fundação Beneficente Rio Doce é a única instituição da região norte do estado do Espírito Santo a possuir credenciamento para oferta de vagas para os Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde.

Residência médica

Instituída por meio do, Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização (PORTAL MEC).

Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica (PORTAL MEC).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (PORTAL MEC).

Os Programas de Residência Médica (PRM) da Fundação Beneficente Rio Doce (FBRD) foram aprovados em 2018, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) nas especialidades de Clínica Médica e Medicina e de Família e Comunidade.

A Residência Médica da FBRD, é gerenciada pela Comissão de Residência Médica (COREME), com a função primordial de empenhar-se no aperfeiçoamento e no efetivo desenvolvimento de todos os PRM oferecidos por nossa Instituição, promovendo a especialização de médicos pela modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizada por treinamento em serviço, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Residência multiprofissional

As residências em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional, foram criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998) (PORTAL MEC).

Em 2018, a Fundação Beneficente Rio Doce, solicitou a abertura para Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) nas áreas profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social. Obtendo assim no início de 2019, aprovação Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, autorização para o Programa de RMS de Atenção ao Câncer, para a área de concentração de Atenção em Oncologia; e para o Programa de RMS de Urgência e Emergência, para a área de concentração de Atenção ao Paciente Crítico.

A Residência em Área Profissional da Saúde da FBRD, é gerenciado pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), e tem como objetivo o aprimoramento dos PRMS, para que possa promover o ensino de pós-graduação latu sensu destinadas aos profissionais de saúde das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, sob a forma de curso de especialização caracterizado por ensino em serviço, cujo eixo norteador concentra-se na formação para atuação multiprofissional nas diversas linhas de cuidado em saúde, com capacidade para responder às necessidades loco-regionais e contribuir para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalidades e princípios gerais das residências do HRD

– As Comissões de Residência Médica (COREME) e de Residência Multiprofissional (COREMU) são os órgãos competentes da Instituição de Saúde que planeja, coordena, supervisiona e avalia Programas de Residência (PRM e PRMS) da Instituição a qual está vinculada e os Processos Seletivos relacionados.

– Os Programas de Residência Médica (PRM) e Residência Multiprofissional (PRMS) do Hospital Rio Doce – HRD, têm como objetivo a formação de profissionais das áreas de saúde da medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e serviço social, no intuito de torna-los especialistas sob modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizada por treinamento em serviço, sob a supervisão de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

– Todos os Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional do Hospital Rio Doce, são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e os respectivos Residentes admitidos através de Processo Seletivo, regido pelas normas das CNRM e CNRMS.

– Os Residentes devem cumprir o programa em regime de tempo integral, e não adquire qualquer vínculo de natureza empregatícia com o HRD enquadrando-se na qualidade de estudante de pós- graduação, regido pela portaria n° 1002 de 29/09/67 do MTPS, devendo ser filiado ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS como contribuinte individual conforme estabelecido na Lei n° 12.514, de 28 de outubro de 2011.

– Os Residentes Médicos e Multiprofissionais em Saúde, estão submetidos às normas que regulamentam a Residência Médica e Residência Multiprofissional, por Leis, Decretos e Resoluções da Comissão Nacional Residência Médica – CNRM e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, e, ainda cláusulas e condições decorrentes de convênios celebrados entre o HRD e outras universidades e/ ou fundações, hospitais e serviços.

Institucional


Saiba mais sobre nossa história e nosso compromisso social.

Serviços


Conheça os serviços e as especialidades disponíveis:

Amigas da Maternidade


Promovemos o trabalho voluntário na Maternidade do Hospital Rio Doce.